CHIFRE – (Búfalo)

Blog de anatomiaanimal :Anatomia e Fisiologia Animal, CHIFRE – (Búfalo)

    Os chifres circundam os processos dos ossos frontais. Eles variam grandemente no tamanho, forma a curvatura. A raiz ou base do chifre possui uma borda fina que é continua com a epiderme comum. Ela é coberta por uma fina camada de córnea macia, similar do perioplo do casco do eqüino. Próximo à raiz do chifre ela é abarcada por anéis variáveis. No sentido do ápice a espessura do chifre aumenta até tornar-se praticamente uma massa sólida. O chifre consiste essencialmente em tubos que estão muito próximos uns dos outros exceto nos anéis, onde há mais substancia córnea intertubular. O cório do chifre esta unido ao processo córneo por periósteo que é atravessado por numerosos vasos sanguineos.

    O cório na base do corno é espesso e sustenta papilas longas e delgadas; no corpo do corno ele torna-se fino e as papilas são menores, mas aumentam no tamanho apicalmente. Lâminas papilares rudimentares também ocorrem.

    Os chifres são como armas para o búfalo, usados para defesa ou ataque. Os chifres dos búfalos são permanentes, já o chifre dos cervídeos como veados, alces e caribu são temporários, ou seja, crescem e caem ano após ano.

 GRUPO 3

terça 24 março 2009 22:54




1 Fan

Nenhum comentário CHIFRE – (Búfalo)



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (107.21.67.191) para se identificar     


Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para anatomiaanimal

Precisa estar conectado para adicionar anatomiaanimal para os seus amigos

 
Criar um blog